Contato

Seu Nome:


Seu E-mail: (obrigatório)


Sua mensagem: (obrigatório)

2 comentários:

  1. Brasília – Municípios do Ceará, Maranhão, Paraná e do Rio Grande do Sul aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). No total, 12 prefeituras tiveram a adesão formalizada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4). O destaque é a inclusão do município de Fortaleza – 11ª capital a aderir ao sistema.

    Ao todo, já são 233 municípios no Sisan, além dos 26 Estados e do Distrito Federal. A previsão é que 600 municípios façam parte do Sisan até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA).

    O sistema coordena as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articula a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequada à população.

    Ao aderir ao Sisan, as prefeituras se comprometem a instituir um conselho para discutir todas as ações, planos e metas de segurança alimentar e nutricional com a sociedade civil. “Além disso, eles também devem criar uma câmara intersetorial e elaborar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. Assim, a prefeitura melhora a eficiência da sua política de segurança alimentar e nutricional”, explica o coordenador-geral de apoio à implantação e gestão do Sisan do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Élcio Magalhães.

    No plano, que deve ser elaborado no prazo de um ano, serão apresentados programas existentes, metas e previsão orçamentária para a agenda de segurança alimentar e nutricional, além de ser um documento que permitirá o controle social por meio da sociedade civil.

    A adesão ao Sisan facilita o acesso a recursos e programas federais, como por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

    Municípios que aderiram ao Sisan:

    Buriti Bravo/MA
    Fortaleza/CE
    Alvorada do Sul/PR
    Cruz Machado/PR
    Esperança Nova/PR
    Laranjeiras do Sul/PR
    Marilena/PR
    Mato Rico/PR
    Nova Olímpia/PR
    Porto Barreiro/PR
    Vera Cruz do Oeste/PR
    São Francisco de Paula/RS

    ResponderExcluir